Projeto Vilma
1- Nome
Vilma Barbosa Lima
2- Há quanto tempo leciona?
Há 15 anos no E.F. E.M.
3- Porque desenvolver projetos na escola?
Para trabalhar com outras habilidades e competências que o aluno tem, além daquelas já desenvolvidas na sala de aula.
4- Este projeto tem um nome?
Sim, são 4 projetos: são instalações poéticas.
• O valor da vida 1º E.M. A (De acordo com o poema "Dois e dois são quatro". Ferreira Gullar).
• O reflexo da vida 1º E.M. B (De acordo com o poema "O retrato". Cecília Meireles).
• A miséria humana 1º E.M. C (De acordo com o poema “O bicho". Manuel Bandeira).
• A chave da liberdade 1º E.M. D (De acordo com o poema "José". Carlos Drummond de Andrade).
5- O que você espera atingir com ele?
Espero que os alunos entendam que poesia é arte.
Temos que sentir a poesia, assim como sentir a arte (instalação poética).
6- Como você sentiu os alunos diante a proposta?
Todo o trabalho foi fundamentado na interpretação coletiva das obras em sala de aula. Percebi que houve muita criatividade e muito interesse por parte de quase todos, mas infelizmente alguns alunos não participam.
7- Suas expectativas foram alcançadas?
Sim, apesar de alguns alunos não se interessarem, mas nem sempre conseguimos 100% de participação.
8- Você acredita que os alunos ficaram melhores depois do projeto?
Sim, os alunos que participaram, com certeza melhoraram muito.
9- Como você se sentiu tendo o projeto chegado ao fim?
Eu senti que o objetivo proposto foi alcançado.
10- Você procurou através do mesmo fazer com que outros alunos perguntassem a respeito do projeto? Por quê?
Sim, houve muita curiosidade por parte dos demais alunos. O mais interessante foi que sempre as demais classes queriam pesquisar a outra sala e vice-versa, pois após o término das montagens das instalações, cada aluno fará uma resenha crítica sobre a instalação que escolher.
11- Uma mensagem a todos os alunos.
Espero que todos percebam a importância da Literatura e da Arte, pois ambas completam-se. Também, tanto poemas como instalações são para observar e sentir...